Para cada negócio, a empresa/organização, tem de definir à partida quais as atividades que deseja realizar internamente e separá-las daquelas em que a empresa abre mão de as realizar (outsourcing).

Para cada negócio a empresa/organização, tem de saber distinguir e identificar em que mercados geográficos desejam atuar (estratégias de internacionalização).

A conceção de uma matriz produtos-mercados visa relacionar todos os produtos oferecidos pela organização com os respetivos mercados-alvo, e facilitar a identificação de novas oportunidades comerciais. Esta matriz deve permitir ter uma perspetiva global dos vários segmentos e necessidades a satisfazer.

Uma vez definida a matriz produtos-mercados da empresa, é necessário analisar as matrizes equivalentes da concorrência, para identificar as áreas de superioridade e inferioridade. Assim, em função da análise dos clientes e da concorrência, por um lado, e das competências centrais por outro, a empresa deve gerir de uma forma estratégica a sua matriz produtos-mercados para garantir a permanente adequação ao novo enquadramento competitivo.

Facebook
LinkedIn